Quem somos | Conhecendo nossa história - Escola IEPA

COMO A ESCOLA PENSA AS INFÂNCIAS E COMO É SEU FAZER PEDAGÓGICO​

Acreditamos que cada criança é singular, única e que é portadora de diferentes formas de ser, agir, de se comunicar, pensar e construir seus saberes.

Norteada pela teoria socioconstrutivista e desenvolvendo uma pedagogia contínua e integrada e por projetos, a escola propõe para as crianças de 0 a 5 anos (Ed. Infantil) e de 6 a 10 anos (Ens. Fundamental), um espaço de escuta, diálogo e respeito pelo seu processo. Nosso currículo é pensado na criança e não no adulto.

Um currículo vivo, que pensa na identidade da criança e articula os saberes culturais e da humanidade, com os conceitos em construção de cada criança. Valorizando as diversas e diferentes linguagens, o cotidiano é pensado para articular a pesquisa, a investigação e o desenvolvimento integral, que não se baseia apenas no aprender acadêmico, mas sim, pensar num desenvolvimento humano, que promova a aprendizagem colaborativa, o senso crítico e coletivo.

Para que todo esse pensar e fazer pedagógico seja possível, há um aprofundamento nos temas trabalhados com as crianças, por parte da equipe pedagógica. Encontros sistêmicos entre professoras e professores, coordenação e direção pedagógica, profissionais que nos assessoram nas áreas que complementam a pedagogia e famílias, promovem a reflexão, a discussão e, em consequência, a produção de conhecimento.

Imagem do WhatsApp de 2023-10-03 à(s) 21